sábado, 15 de novembro de 2008

GOOGLE: Qualquer semelhança entre os fatos é mera coincidência?


Finalizando esta etapa de trabalho, deixamos uma pergunta para que seja pensada, repansada e comentada!

Após a comparação entre a web 2.0 e a gestão 2.0 estamos aptos a responder:


Por trabalhar com a internet e ser liderada pela geração Y, é coincidência que o Google seja considerado o melhor lugar para se trabalhar nos EUA?


Segue um trecho de publicação de comunidade do via6 (http://www.via6.com/topico.php?tid=123701) para inspirar as repostas.


...Sujou a roupa? Leva para o escritório. A lavanderia da Google fica aberta 24 horas. Tá precisando trocar o óleo do carro? Enquanto trabalha, a oficina da Google dá um tapa no carango. Se estiver sujo, o lava carros da Google dá o toque final. O verão tá chegando e você quer entrar no shape? Dá uma passada na big huge academia de malhação da Google. Tá faltando motivação para malhar? A Google subsidia o personal trainer. Tá estressado? Passa na sala de massagem do escritório. Já domina o inglês? Inscreva-se nas aulas de Mandarin, Japonês, Espanhol e Francês. Chegou o dia decomemorar o aniversário de casamento com a patroa? A equipe de concierge da Google faz a reserva para o jantar no melhor restaurante da cidade. Quer comprar um carro novo? Se escolher um carro híbrido, a Google te dá US$ 5 mil para comprar o carro. Você conhece algum amigo que se encaixa naquela posição recém aberta na Google? Se a companhia fechar negócio com o cidadão, o googleniano leva 2 mil dólares para casa. Nasceu o filhote? PARABÉNS! A Google te dá 500 doláres para bancar os gastos extras com o pimpolho nas primeiras quatro semanas. Sente-se sozinho e deseja fazer novas amizades? Compareça as festas TGIF (Thanks God Its Friday!) onde o networking rola solto. Tá cansado de dirigir até o escritório? Sem problemas, o ônibus da empresa pega você em uma das dezenas de paradas pela cidade. Ops, não viu nenhuma novidade nesse benefício? E se eu te disser que todos os ônibus da Google são equipados com rede sem fio wireless para você se conectar a web no caminho para o escritório? Melhorou?


E tem mais, cada um dos 10 mil funcionários da Google tem direito a:


* Ficou doente, fica em casa. O funcionário tem "sick days unlimited".

* Passeio anual grátis em estacão de ski, todas as despesas pagas.

* Fantástica Série de Palestras semanais com FAMOSAS e RELEVANTES personalidades.

* Comida grátis (chocolate, refrigerante, iogurte etc).

* Equipe grátis de médicos residentes.

* Piscina, quadra de vôlei, paredes para escalar, scooters e mídiacenters.

* 20% do tempo de trabalho livre para se dedicar a projetos FORA DO TRABALHO.


A Google oferece tantos benefícios aos googlenianos, que o difícil não é trazer o funcionário para o trabalho, mas mandá-lo embora para casa. A turma simplesmente não tem motivos para ir embora!
A Google não é um clube de campo paizão. Eles não estão relaxados. Eles querem mudar o mundo.
"Organizar, disponibilizar e tornar útil toda a informação disponível no mundo."

Inspirado por essas histórias, um empresário brasileiro da indústria detecnologia, líder de 300 pessoas, implementou boa parte dessas idéias em sua empresa. Café-da-manhã a vontade, cafeteria abundante, artes e música por todos os escritórios, carros da empresa, horário livre para ir e vir, bônus agressivo.
RESULTADO: Complacência generalizada.
A empresa quebrou 24 meses depois. Pergunta que não quer calar: Por que a oferta de tantos benefícios gerou senso de urgência na Google, enquanto na pequena empresa brasileira gerou complacência?
Aguardamos os comentários...

3 comentários:

Paulo Aidar disse...

haha concerteza o melhor trabalho do mundo nao so dos EUA nao quero um desse pra mim

juninho disse...

como e a administraçao da google??

Anônimo disse...

Achei que os ADM postariam coisas mais interessantes aqui.