quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Trabalhando do futuro para o presente







Se no século passado, se fazia necessário refletir sobre o futuro da gestão, no século atual, essa necessidade torna-se mais real e mais visível. Devemos entender que a gestão moderna deve ficar para trás para ceder lugar aos elementos inovadores e eficazes na gestão das empresas. É provável que as corporações que conseguirem adotar um modelo mais arrojado, certamente farão parte do rol das melhores na nova era.

Para alcançar uma posição de liderança, os gestores precisam projetar em suas mentes uma visão de futuro. Não basta só o CEO saber o rumo estratégico que a empresa deverá tomar, mas ele precisa ter uma noção sobre o direcionamento da gestão empresarial. Ampliar a visão acerca das possibilidades para se posicionar em relação à tecnologia de gestão mais viável para os próximos anos.

A legitimidade da inovação só será garantida quando o gestor parar de defender o status quo e estabelecer a inovação nas bases da gestão, transparecendo o ponto focal que deve ser investido. Em primeiro lugar, o gestor do novo século, deverá estar apto para saber identificar as características que serão diferenciais no sistema de gestão de um futuro próximo.

Depois disso, ele precisará avaliar a melhor forma de gerenciamento da gestão para ganhar uma vantagem competitiva. Mas, para conseguir êxito no desenvolvimento desse trabalho, ele deverá ser cauteloso e paciente, pois os caminhos não aparecerão nas reuniões executivas ou mesmo nos grupos de estudo corporativos.

Deve-se entender que o processo é gradual e o envolvimento se dará a partir de reflexões e indagações sobre o futuro da gestão dentro da empresa. Todos os segmentos da empresa podem e devem participar, ajudando a reunir as respostas para essas questões. Para acelerar o processo, o gestor poderá promover reuniões e debates sobre inovação.

Aos poucos, o gestor deverá buscar a convergência de idéias, pensamentos e sonhos, dessa forma irão se formando uma espécie de crença corporativa compartilhada e que poderá estimular outras ações, contribuindo com a construção de um consenso dentro da empresa.


Nenhum comentário: